Belém, por Rita Coelho

Para se entrar em Belém tem de se atravessar um muro. Um muro com 12 km de altura, com 700 km de extensão, e que continua a ser construído.

Para se atravessar este muro, tem de se atravessar uma portagem estreita, vigiada por homens como nos filmes de guerra, armadilhados e desconfiados.

Para atravessar este muro até Belém, não se pode ter nascido do outro lado do muro. Para eu chegar a belém, houve quem ficasse à porta do muro à minha espera.

Ao chegar a Belém não se entende nada. Não se entende quem é quem, quem é o quê, quem faz o quê. Não se entende quem pensa o quê, quem reza a quem, quem espera o quê.

Em Belém não consegui encontrar o olhar de quem passava, não consegui sentir quem observava, não consegui comunicar com quem estava. Em Belém, senti-me perdida na multidão.

Em Belém, não se entende nada. Não se entende para onde vão as pessoas, para onde caminha a história. O passado tem tantas leituras, o presente esconde mil desventuras, o futuro? escreve-se a cada segundo. Em Belém, senti-me perdida no tempo.

Em Belém, não se brinca aos cristãos. Porque somos apenas 1%. E adentramo-nos na guerra. e sentimo-nos pequenos, uma minoria, em extinção.

Em Belém tem-se medo. Medo que um dia Jesus pare de nascer. Ou melhor, que Jesus nasça e, um dia, ninguém dê por nada.

Depois de Belém, não queremos adormecer./ Depois de Belém, não podemos adormecer. Depois de Belém, temos que ficar a ajudar Jesus a nascer.

Em Belém não se entende nada. Porque foi nesta Belém que Jesus nasceu. Porque é nesta Belém que Jesus nasce. Porque não há outro modo de nascer Jesus.

Não há outra Belém. Não há. Há esta, hoje.

Em Belém não se entende nada.

Em Belém, resta-nos silenciar e seguir a Estrela. A Estrela cá dentro.

21.02.2015

Advertisements
Belém, por Rita Coelho

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s