Nazareth, por Paulo Guerra

Tudo começou por um acaso. Dos felizes. Por amigos comuns e pela mais popular das redes sociais, soubemos, eu e a Constança, a outra metade de mim, desta jornada estival rumo ao encontro de um Homem Bom, por terras santas e israelitas paragens.

Do conheciemento à inscrição foi um passo. Dos pequenos. Com a marca dos Padres Jesuítas que aos dois educaram na Fé. E quando demos por nós, lá estávamos a voar rumo a uma Terra Prometida onde o Senhor Deus se tornou um de nós para nossa própria salvação.

Os voos foram tardios e nocturnos. Quando a madrugada ainda não tinha dado lugar no dia 12, entrámos em Israel, por Telavive, após o que iniciámos esta peregrinação na direcção de Nazaré onde esta História teria um palco essencial. E chegámos à Basílica da Anunciação onde celebrámos o feliz encontro de Maria com o anjo Gabriel que lhe pediu a maior das graças – a de vir a ser, por intermédio do Divino Espírito Santo, a Mãe de uma Humanidade que se queria renovar no nascimento de um Messias que tudo ia redimir.

A Basílica da Anunciação, a Casa de Maria na Cripta daquela, a viagem rumo à Igreja de São José, um pai paciente e maio que a própria dúvida, marcas de um primeiro dia fatigante mas promissor de graças futuras.

Depois de um piquenique e comunhão, era a hora de subir ao Monte Tabor onde Cristo se transfigurou perante Pedro, Tiago e João e onde fomos tocados pelo divino chamamento, entregando-lhe todos os nossos medos e inseguranças.

O sol caía forte. Mas a alma estava cheia e fresca de novidade e intimidade com Ele, o motor que nos fez subir à montanha para nunca mais a descer.

Foi um dia cheio de graça. E mal sabia eu que aquele era apenas a véspera do dia seguinte, o das bem-aventuranças e de uma ímpar travessia pelas águas felizes do Mar da Galileia, onde a Sua Luz, o Seu cheiro e a Sua memória transformaria aquele pedaço de tarde num dos momentos mais fortes da minha, da nossa vida!

Advertisements
Nazareth, por Paulo Guerra

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s